Destaques | PAPAGOIABA

Secretaria de Estado de Transportes do Rio receberá nova barca Angra dos Reis em dezembro
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, visitou, nesta quarta-feira, 07, o estaleiro Inace, no Ceará, responsável pela produção da embarcação Angra dos Reis. Pezão e Rodrigo Vieira acompanharam os preparativos para os testes que estão sendo realizados na barca, atracada no cais do estaleiro. “É um prazer estar aqui em Fortaleza levando mais uma barca para o Rio de Janeiro. Uma barca que vai trazer conforto, tranquilidade e qualidade de vida ao usuário do nosso estado”, disse o governador.
A realização da prova de mar está prevista para a segunda quinzena deste mês. Logo depois, será iniciada a viagem em direção ao Estado do Rio de Janeiro. A entrega da embarcação deverá ser feita na primeira quinzena de dezembro. Todas as etapas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Estado de Transportes.
A barca Angra dos Reis tem capacidade para transportar 500 passageiros e conta com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário e maior espaço interno. Além disso, por ser uma embarcação mais rápida e moderna, proporcionará a redução do tempo de viagem em relação às barcas tradicionais.
Renovação da frota
Essa é a quinta embarcação adquirida pelo Governo do Estado. A meta é a renovação da frota do sistema aquaviário, representando investimento total de cerca de R$ 147 milhões.
Em 2016, foi entregue a barca Itacoatiara, que opera na Linha Praça XV – Arariboia. Em 2015, entraram em operação as embarcações Pão de Açúcar e Corcovado, reforçando a linha Rio – Niterói; e Ilha Grande, que faz o trajeto Praça XV – Paquetá.
Cada uma das barcas cearenses (Angra dos Reis e Ilha Grande) tem capacidade para transportar 500 pessoas e ambas contam com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, janelas panorâmicas, bicicletário e fraldário.
Já as embarcações chinesas (Itacoatiara, Pão de Açúcar e Corcovado) têm oferta de 2 mil lugares cada e contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.
Passageiros transportados
O transporte aquaviário recebe cerca de 73 mil passageiros por dia. Por ano, a Concessionária CCR Barcas transporta, aproximadamente, 20 milhões de usuários, em mais de 80 mil viagens – navegando cerca de 402,3 mil milhas náuticas (745 mil quilômetros).
Estaleiro Inace
A Indústria Naval do Ceará (Inace) é uma empresa privada, 100% brasileira. Líder nacional na construção de iates de luxo e navios patrulha, é considerada uma das maiores fornecedoras de embarcações offshore. São cerca de 900 embarcações entregues em mais de quatro décadas.
-
Categoria
Destaques -
Cliques
1716 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários