Image
Image
Quinta, 24 Setembro 2020

P Palavra de Mulher

Violência contra mulher e a Sororidade

Ela apanha! Volta para ele, perdoa! Ela é uma sem vergonha!

Assim diz o senso comum.

Ela vai na delegacia e em pleno 2018 e é tratada como mais uma... e quando consegue fazer o boletim de ocorrência é olhada com desdém. Escuta no fundo da sala; “mulher de malandro”.

A mãe diz; “Minha filha ruim com ele, pior em ele”. Não provoque. Quem oferece ajuda diz; “to aqui se precisar, mas você não pode ficar lá em casa porque meu marido não quer confusão”.  

O agressor invade a casa com um facão, ataca, é contido antes da tragédia, para a lei; “lesão corporal”.

Nessa narrativa a mulher é morta várias vezes, morre a autoestima, morre a esperança, morre a felicidade e qualquer expectativa de socorro.

Diálogos comuns, e no centro um ser que nunca está seguro, sempre abaixo de julgamentos e uma lei frágil que faz a taxa de feminicídio no Brasil ser estarrecedora!

5º país no mundo em números de mulheres assassinadas.

Sem didática! A palavra de mulher hoje quer deixar para os leitores em geral o questionamento do quanto somos capazes de tornar invisível essa situação.

É muito comum ver mulheres culpabilizando a vítima e justificando atos monstruosos. Passado o sentimento de ódio quando me deparo com tal fato lembro-me que ainda há muito o que fazer para que as mulheres entendam seu papel na sociedade, e rompam de vez com os estigmas impostos a séculos a nossa existência e sobrevivência. É este o cenário, nós sobrevivemos e precisamos falar de SORORIDADE.   

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

Do ponto de vista do feminismo, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal.

A sororidade é um dos principais alicerces do feminismo, pois sem a ideia de “irmandade” entre as mulheres, o movimento não conseguiria ganhar proporções significativas para impor as suas reivindicações.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Pratique esse sentimento não julgando sua irmã, nem tudo parece o que é, precisamos estar unidas e buscando manter o que foi conquistado, pois há uma clara a ameaça ao retrocesso e o mais pavoroso é ver mulheres tripudiando na desgraça alheia.

Denuncie.

Aconselhe

Hoje a lei estabelece que não é necessário que a pessoa agredida preste queixa, qualquer um pode fazê-lo.

1000 Caracteres remanescentes


Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com