Destaques | PAPAGOIABA

São mais de 7,3 mil processos atendidos por nove servidores na 1ª Vara do Trabalho em Barra do Piraí
Na 1ª Vara do Trabalho em Barra do Piraí, jurisdição que abrange os municípios de Barra do Piraí, Valença, Piraí e Rio das Flores, no Sul Fluminense, e Vassouras, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul fluminense, a marcação de novas audiências só tem datas disponíveis a partir de janeiro de 2026.
No final de julho, a Comissão de Celeridade Processual (CPP) da OAB-RJ visitou as instalações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Barra do Piraí e constatou que a longa espera para a marcação de audiências tem como principal causa um acervo com mais de 7,3 mil processos – 197 deles distribuídos entre janeiro e o fim de junho deste ano, que são atendidos por apenas nove servidores.
Para reduzir o acúmulo processual, a comissão levará ao tribunal o pedido para a designação de, ao menos, dois estagiários para a vara. "Isso evidencia uma morosidade que impacta diretamente a advocacia e os jurisdicionados. Constatamos que a vara está no momento sem estagiários, o que também compromete o bom andamento dos trabalhos”, disse à imprensa, a presidente da Comissão de Celeridade Processual (CPP), Carolina Miraglia.
Já o presidente da OAB/Barra do Piraí, Marcelo Iunes, sugere a criação da segunda vara para proporcionar mais celeridade e eficiência na prestação jurisdicional aos municípios abrangidos pela 1ª Vara do Trabalho em Barra do Piraí.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Destaques -
Cliques
922 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários