Image
Image
Terça, 20 Mai 2025

P Política e Direito

Greve dos Caminhoneiros: “É cilada, Bino!”

Você sabe o que é Locaute? “Locaute (do inglês lockout) é a recusa por parte da entidade patronal em ceder aos trabalhadores os instrumentos de trabalho necessários para a sua atividade. Ao contrário da greve, que ocorre com a paralisação dos trabalhadores, o locaute se dá pela paralisação dos empregadores. Normalmente, trata-se de um ato provisório e voluntário.” Extraído da Wikipédia.

Tudo indica que a greve dos caminhoneiros trata-se na verdade de Locaute, prática inclusive proibida e criminosa. E, sabe que por que os contornos são de locaute e não de greve? Basta ver a pauta de reivindicações que são na verdade medidas para aliviar os bolsos daqueles exploram o transporte, basicamente se limitam buscar redução de impostos desonerando empresários.

Mas reduzir imposto não é bom? Depende, porque o governo para cortar carga tributária vai ter que tirar de algum lugar. Adivinha de onde vai sair esse subsídio do combustível das empresas de transporte? Ganhou um doce quem disse da saúde, educação, segurança... Veja bem, a categoria parada não quer o controle do preço dos combustíveis, busca redução da carga tributária e isso à qualquer preço. Custo esse que sairá do bolso do cidadão comum e não do empresariado.

Com a corda no pescoço o Congresso já zerou a cobrança de PIS e COFINS. Para quem não sabe: são tributos que vão direto para Previdência. Será que com isso você começou despertar para o perigo desse Locaute?

Sem falar que o desabastecimento gera caos, inviabiliza governos e faz surgir heróis. Nesse exato momento saberemos quem está por trás do movimento e suas reais intenções, pois duvido muito que sejam apenas grandes empresários querendo pagar menos impostos, essa manobra, ainda tenha um cunho eleitoral.

Causar uma crise de desabastecimento em ano eleitoral é suspeito demais, ainda mais para quem gosta de uma “teoria da conspiração”. Sem falar do surgimento de heróis e medidas populistas, além é claro que o medo e caos fazem medidas absurdas e desesperadas parecerem boas.

Para combater o desemprego fizeram a reforma trabalhista, como resultado o desemprego não caiu, mas direitos assegurados há décadas foram suprimidos, e o povo engoliu que esses direitos eram responsáveis pela onda de desemprego em massa.

Uma crise fiscal e financeira fez surgir o teto dos gastos públicos. O povo acreditou que investimento em áreas como saúde, educação, tecnologia eram nefastos para economia e hoje sofre ainda mais com precarização de serviços públicos.

Agora da mesma forma como surgiram essas ideias brilhantes como reforma trabalhista e PEC dos Gastos públicos zeraram impostos que fazem parte da Previdência e gênios propagam a ideia da necessidade de se privatizar tudo.

Sherlocks, não foi justamente essa política flutuante de preços sem nenhuma fiscalização adotada pelo Presidente Michel Temer e o manda chuvas da Petrobrás Parente que causaram os seguidos aumentos? E, sem o Estado controlando o combustível, o chamado livre mercado não fez com que postos de gasolina aumentassem ainda mais o preço dos combustíveis?

Falácias não farão o preço estabilizar e medo alimentará o surgimento de medidas populistas e heróis sem capa, e nós, povo, continuaremos pagando combustível alto, sem acesso a serviços públicos essenciais. Por isso reafirmo: essa greve dos caminhoneiros, “É cilada, Bino!”

FOTO/reprodução

1000 Caracteres remanescentes


fabricio-itaborai-grande.jpg

Fabrício Itaboraí

Fabrício Itaborai Ferreira é formado em Direito e Advogado desde 2003, especialista em Direito Processual Penal. Militante dos Direitos humanos e defensor das Garantias Constitucionais. Vascaíno de Coração, e estudante de História e Filosofia. Ainda acredita nas Instituições e enxerga no brasileiro a maior riqueza natural do País.

Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

Mídias Sociais

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com