Image
Image
Domingo, 19 Mai 2024

O Opinião

EDITORIAL – A espetacularização da Justiça e a colcha de retalhos.

A espetacularização da justiça levou para os tribunais brasileiros os mesmos sentimentos que permeiam as disputas em jogos de futebol e roteiros de telenovela.

Com magistrados expostos publicamente ao telespectador não preparado para entender os meandros do Direito em um Estado Democrático, a opinião pública é hoje o maior balizamento nas decisões, importantes ou não, do Poder Judiciário.

Empiricamente o Povo sabe disso e fica fácil perceber quando procura imediatamente a mídia para repercutir, como exemplo, um pequeno crime na sua comunidade. O Povo entende que se a mídia fizer cobertura do pequeno crime, o delegado vai investigar mais rápido, o promotor vai denunciar mais rápido e o magistrado vai julgar e condenar mais rápido.

Ontem, durante o extenso julgamento do habeas corpus negado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal, emissoras de televisão e sites de grandes e pequenos jornais alimentavam as redes sociais como se estivessem transmitindo uma decisão de Copa do Mundo, onde nem mesmo as vuvuzelas e as cores das camisas foram esquecidas. Ao vivo era possível aos ministros do Supremo Tribunal Federal e telespectadores acompanharem também a agitação das torcidas organizadas em várias cidades do Oiapoque ao Chuí.

E todos que já sabiam quem matou Odete Roitman queriam saber quando a personagem Sophia, vivida por Marieta Severo, será presa pelas tesouradas desferidas na novela "O Outro Lado do Paraíso", roteiro fictício, que já transformou pelo menos três tribunais em locais onde são permitidas quaisquer tipos de agressões físicas ou verbais entre as partes.

Os riscos que a atriz Marieta Severo fica exposta nas ruas por causa das tesouradas e maldades de sua personagem na novela, são estendidos ao goleiro que falhou em um gol na decisão do campeonato e também ao magistrado que decidiu sem levar em consideração o que o senso comum já havia decidido antes do julgamento.

O resultado dessa glamourização dos tribunais são decisões que se confundem com pedaços de pano aleatórios e multicoloridos em um colcha de retalhos.

1000 Caracteres remanescentes


Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com