Notícias | PAPAGOIABA

Lei Seca intensifica ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito
A Operação Lei Seca vai intensificar ações de conscientização este mês. Na Semana Nacional do Trânsito, que acontece de hoje, 18, a 25 de setembro, as equipes da ação realizarão blitz diurnas educativas, em parceria com o Detran, e palestras de conscientização em escolas, universidades e empresas. Durante todo o mês de setembro, serão realizadas mais de 60 palestras no Estado do Rio de Janeiro, atingindo um público de aproximadamente 5 mil pessoas.
As blitz educativas serão realizadas em diferentes cidades fluminenses. Além das ações de conscientização, a Operação Lei Seca vai participar do seminário “Nós somos o trânsito - um trânsito melhor no futuro”, nos dias 24 e 25, das 10h às 16h30, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.
Campanha nacional
Este ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”. O objetivo é mostrar que a mistura de álcool e direção causa traumas ao motorista e aos passageiros. O movimento conta com a participação de todos os órgãos nacionais de trânsito e Operações Lei Seca do país.
Segundo pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, com base nos registros da Polícia Rodoviária Federal, 7% dos acidentes reportados até setembro de 2017 foram associados à ingestão de álcool, sendo que dos acidentes com vítimas fatais, 5% estão relacionados ao consumo de álcool.
Segundo levantamento recente do Centro de Pesquisa e Economia da Escola Nacional de Seguro, a Lei Seca ajudou a salvar 40 mil vidas em todo o Brasil. Os especialistas fizeram uma projeção levando em conta a quantidade de carros, população economicamente ativa, os acidentes e as duas fases da Lei Seca - antes e depois de ser tolerância zero.
Mais de 500 palestras educativas
De 2017 até agosto deste ano, a Operação Lei Seca bateu a marca de 500 palestras educativas, alcançando mais de 112 mil pessoas. As palestras são ministradas em escolas, universidades e empresas de todo o Estado do Rio, contando com a participação de agentes educativos – vítimas de acidentes de trânsito provocados pela mistura álcool e direção.
Desde o início da Operação Lei Seca, em março de 2009, mais de 2,9 milhões de motoristas foram abordados em todo o estado. Deste total, cerca de 190 mil condutores apresentavam sinais de embriaguez.
FATO/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
867 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários