Notícias | PAPAGOIABA

Imagem furtada da Igreja Matriz de Piraí foi encontrada no Museu de Sant'Ana de Tiradentes, em Minas Gerais.
Furtada no dia 15 de janeiro de 2007 da Igreja Matriz de Sant'Ana, em Piraí, no Sul Fluminense, uma imagem do século XVIII, conhecida como Sant’Ana Guia, foi recuperada após agentes da 94ª DP (Piraí) cumprirem mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Fellippe Bastos Silva Alves, da Vara Única da Comarca, no Museu de Sant'Ana, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.
A ação ocorreu em março, porém, a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda divulgou, somente neste mês de abril, que a imagem de origem portuguesa cadastrada no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) tinha sido encontrada e devolvida imediatamente à Igreja Matriz de Sant'Ana, em Piraí.
O padre Daniel Cezar, chanceler da Diocese, e a advogada da Cúria Diocesana, Lucila Gouveia, foram os autores do registro do furto na Polícia Civil, onde as investigações seguem andamento, disse à imprensa o delegado José de Moraes Ferreira, titular da 94ª DP.
Um laudo técnico da empresa especializada D’Gusmão Conservação e Restauração de Obras de Arte, confirmado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), determinou a autenticidade do patrimônio cultural, que segundo informações da perita em artes sacras Elaine Gusmão, passou por um processo de remoção de repinturas, recuperando a policromia original.
A santa regressou à Igreja Matriz de Piraí no dia 14 de abril. A Matriz de Sant’Ana, que foi construída no século XIX, foi tombada pelo município em 2005 e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), juntamente com seu acervo, em 2018.
FOTO/CAPA/reprodução - imagem do século XVIII, conhecida como Sant’Ana Guia
-
Categoria
Notícias -
Cliques
1482 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários