Image
Image
Sexta, 29 Março 2024

N Notícias

Justiça determina exoneração do Secretário de Cultura de Vassouras

A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva - núcleo Vassouras, no Centro-Sul Fluminense, obteve, junto à 1ª Vara de Justiça da Comarca, decisão de tutela provisória de urgência, determinando, a exoneração do secretário municipal de Cultura, José Alencar Soares Gomes, condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos por ato de improbidade administrativa.

De acordo com ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Vassouras (processo nº. 0002649-20.2009.8.19.0065), José Alencar foi condenado, em decisão transitada em julgado em 13 de março de 2018, por ato lesivo ao erário municipal, ficando impedido de ser nomeado ou contratado para qualquer cargo, emprego ou função pública até a data de 13 de março de 2023.

Na ACP que pediu a exoneração de José Alencar, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva relata que foram realizadas diversas tentativas junto à Prefeitura de Vassouras para que o secretário fosse afastado com base na Lei Municipal de Ficha Limpa (2.667/2012), que veda, em seu artigo 1º, a nomeação de agentes públicos que tenham sido condenados por órgão colegiado. O pedido também se embasou no Estatuto do Servidor Público de Vassouras (Lei Complementar Municipal nº. 21/2002), que impõe como requisito para a investidura em cargos públicos o pleno gozo de direitos políticos.

Inicialmente, foi enviado ofício pedindo esclarecimentos ao prefeito Severino Dias (Democratas), que respondeu, argumentando, que Lei Municipal não tinha sido violada, uma vez que não havia condenação com trânsito em julgado em nome do secretário. Considerando que a informação repassada pelo município colidia com as certidões de distribuição de feitos apresentadas pelo próprio, foi expedida a Recomendação nº. 17/2017, para que a Prefeitura exonerasse José Alencar do cargo no prazo máximo de 30 dias, ficando impedida de nomeá-lo ou contratá-lo para qualquer outro cargo pelo prazo de cinco anos.

Como resposta, o prefeito Severino Dias informou, que não acataria a recomendação ministerial, por entender que a situação não se amoldava ao artigo 1º da legislação municipal. Por fim, foram expedidas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), novas recomendações e ofícios, inclusive a Recomendação 001/2019, ancorada no Estatuto do Servidor Público de Vassouras, sendo que a resposta da Prefeitura foi a mesma, de que não exoneraria o secretário por não entender que seu caso se enquadrava na Lei Municipal de Ficha Limpa.

Em sua decisão, o Juízo da 1ª Vara de Vassouras destaca que o trânsito em julgado de condenação à suspensão dos direitos políticos implica na impossibilidade jurídica de manutenção em cargo público. “E isso ocorre por simples razão: somente podem ocupar cargos públicos aqueles que estejam em pleno gozo de seus direitos políticos, ex vi do art. 37, I da CF/88 c/c art. 5° da Lei 8. 112/1990, em que são estabelecidos os requisitos básicos para investidura em cargo público. Dessa forma, caso o ocupante de cargo de secretário municipal tenha sido condenado à suspensão dos direitos políticos, em decisão proferida por órgão judicial colegiado, faz-se imperiosa a sua destituição do cargo”, diz um trecho da decisão.

 

FOTO/reprodução - Prefeitura de Vassouras e secretário municipal de Cultura, José Alencar Soares Gomes (detalhe)

1000 Caracteres remanescentes


Mais Acessadas

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sempre por dentro das notícias!.

Fundado em 28 de fevereiro de 2018.
Editor/Fundador: Jeff Castro

Opinião:
Jeff Castro - Trocando em Miúdos



 

balao 02

(24) 99295-7576
contato@papagoiaba.com