Notícias | PAPAGOIABA

Dois raros felinos são fotografados no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo.
Um gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), espécie ameaçada de extinção, e um gato-maracajá (Leopardus wiedii), um raro felino, foram fotografados no Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação na Região Serrana do Rio. As imagens foram capturadas no início deste mês por armadilhas fotográficas instaladas em trilhas do parque, no município de Nova Friburgo.
O objetivo das armadilhas fotográficas é monitorar a fauna, e assim reunir informações de animais que abrigam o parque para fins de pesquisa voltada à preservação das espécies nativas da Mata Atlântica.
FOTO/reprodução - Gato-do-mato-pequeno
Considerado como ameaçado de extinção pela lista do Ibama, o gato-do-mato-pequeno tem o tamanho próximo ao do gato doméstico e é nativo das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. De hábitos noturnos e diurnos, ele se alimenta de pequenos roedores, pequenas aves e alguns lagartos. Já o gato-maracajá é um felino característico da Mata Atlântica de hábitos noturnos e solitários. Bastante confundido com a jaguatirica e com o gato maracajá, a espécie é ameaçada pela ação humana em seu habitat.
Sobre o Parque Estadual dos Três Picos
Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. O Parque também é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.
FOTO/CAPA/reprodução - Gato-maracajá
-
Categoria
Notícias -
Cliques
684 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários