Notícias | PAPAGOIABA

Chuva de meteoros Gemínidas terá picos nas noites de 13 e 14 de dezembro
Com picos previstos para as noites de quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14, a chuva de meteoros Gemínidas ficará mais visível no Hemisfério Norte, porém, também poderá ser vista em alguns locais do Hemisfério Sul.
FOTO/CAPA/reprodução - chuva de meteoros
Revelando cerca de 150 meteoros por hora no céu noturno, a Gemínidas, segundo a American Metheor Society, será mais visível em 2023, já que existe previsão de pouca interferência da luz da Lua.
A chuva de meteoros, que acontece todos os anos entre 19 de novembro e 24 de dezembro, foi detectada pela primeira vez em meados do século XIX.
A NASA – agência espacial norte-americana - recomendou a escolha de um local mais escuro possível para observação do fenômeno na atmosfera do planeta. A agência explica, que à medida que a rocha espacial cai na direção da Terra, a resistência do ar sobre a rocha torna-a extremamente quente, e vemos uma estrela cadente. “Essa faixa brilhante não é realmente uma rocha, mas sim o ar quente e brilhante à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera.”, explica a agência espacial dos EUA.
Todos os anos, quando a órbita do asteroide 3200 Faetonte se aproxima da Terra, o evento mágico ocorre. As Gemínidas são uma das poucas chuvas de meteoros que não são originadas por cometas, mas sim por asteroides. O nome Gemínidas tem origem na constelação de Gêmeos.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
2300 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários