Notícias | PAPAGOIABA
Armadilha fotográfica no Parque Estadual dos Três Picos revela a “hora da onça beber água”
Hora da onça beber água: segundo maior felino das américas, uma onça-parda (Puma concolor), foi flagrada em uma armadilha fotográfica instalada no território do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), maior parque estadual do Rio de Janeiro com 65,1 mil hectares abrangendo parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
FOTO/CAPA/divulgação/Inea-RJ
O animal, ameaçado pela expansão da interferência humana em seu habitat natural, é símbolo da região e o registro é de extrema importância para a observação e identificação da espécie e seus indivíduos.
O flagrante foi feito pelos ambientalistas Juran Santos e Izar Aximoff, no município de Cachoeiras de Macacu, na fronteira do PETP administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a Reserva Ecológica de Guapiaçu, reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo órgão ambiental.
O monitoramento de animais no local é feito por meio de 20 armadilhas fotográficas com câmeras que foram disponibilizadas por meio do projeto Aventura Animal. O equipamento auxilia a equipe do parque no monitoramento da qualidade ambiental da fauna.
A onça-parda, também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
6530 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários