Notícias | PAPAGOIABA

Aliciadores de esquemas de pirâmide continuam agindo nos municípios da região
Estão se tornando cada vez mais frequentes as ações de aliciadores dos esquemas criminosos de investimentos em pirâmide disfarçados de empresas de Marketing Multinível em vários municípios das regiões Sul, Centro-Sul e Médio Paraíba.
Anunciando intensos treinamentos, que prometem crescimentos pessoais e profissionais, esses esquemas criminosos se aproveitam da internet e de aliciadores para encontrarem as vítimas perfeitas com promessas de dinheiro fácil e retorno financeiro muito acima daqueles que os bancos e outras instituições financeiras reguladas por organismos públicos conseguem oferecer.
Os esquemas de pirâmide realizam conferências online e presenciais em salas de hotéis de luxo. Negócios secretos e falsos com promessas de prêmios para quem recrutar mais vítimas.
Apesar de serem consideradas ilegais no Brasil, em muitos casos as autoridades só agem quando muitas pessoas já foram ludibriadas perdendo os valores investidos.
O 'TITANIC' QUE AFUNDOU EM BARRA DO PIRAÍ
O advogado André Cardoso, o 'doutor titanic', nunca mais foi visto em Barra do Piraí - FOTO/arquivo
Há 18 anos, um esquema de investimento em pirâmide, que ficou conhecido como “titanic”, estourou em Barra do Piraí provocando grandes prejuízos aos ‘investidores’ aliciados. Na época, nenhum aliciador do esquema criminoso foi investigado e o advogado André Cardoso foi condenado a 6,4 anos de prisão pela Justiça Federal como mentor do esquema Ponzi. Entretanto, a pena imputada ao mentor do esquema nunca foi verdadeiramente cumprida.
ESQUEMAS DE PIRÂMIDE NÃO SÃO INVESTIGADOS
São raras as investigações iniciadas contra os esquemas em pirâmide.
Em 2016, após denúncias sobre um suposto esquema de pirâmide onde os aliciadores se apresentavam como representantes do ‘Diamond’ na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, foi iniciado o processo abaixo, que pode ser acompanhado nas publicações do site JusBrasil.
Segundo as investigações sobre vários esquemas de pirâmide no país, os aliciadores utilizam as redes sociais para demonstrarem mudanças rápidas e positivas em suas vidas através de supostos treinamentos de Marketing Multinível.
Entretanto, os aliciadores agem contatando pessoas presencialmente, evitando, sempre que possível, explicações sobre as áreas de atuação das supostas empresas, assim como também sobre os treinamentos prometendo crescimentos pessoais e profissionais nas publicações em redes sociais.
Estamos de olho!
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
2190 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários