Notícias | PAPAGOIABA

Inea e Corpo de Bombeiros combatem incêndio no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ) e o Corpo de Bombeiros trabalham, desde domingo, 22, no combate a focos de incêndio em área localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, no Sul Fluminense.
As chamas, que já consumiram cerca de 23 hectares de Mata Atlântica, têm origem criminosa. O suspeito de provocar o fogo foi preso em flagrante delito e conduzido a 91ª Delegacia de Polícia Civil (Valença), onde prestou esclarecimentos. Até o momento, o incêndio não atingiu trecho de floresta da unidade de conservação.
No domingo, as chamas tiveram início às 13h30 e foram debeladas pelos guarda-parques. Mas, na segunda-feira, 23, o fogo reacendeu e os guarda-parques retornaram ao local para a continuidade dos trabalhos, desta vez, com a participação do Corpo de Bombeiros e a situação foi controlada. Nesta terça-feira, 24, a equipe voltou novamente ao local para atuar no combate ao fogo prosseguindo até o anoitecer.
Cabe ressaltar que a Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta. Quem a pratica está sujeito à multa e detenção.
FOTO/divulgação/Inea
-
Categoria
Notícias -
Cliques
799 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários