Notícias | PAPAGOIABA

Internet por satélite de Elon Musk domina mais de 90% das cidades na Amazônia Legal
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados no fim de 2023 revelaram, que o principal mercado no Brasil de internet via satélite da Starlink é a região da Amazônia Legal, onde a empresa do bilionário Elon Musk domina as antenas em mais de 90% das cidades no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
São cerca de 780 municípios com clientes privados da Starlink na Amazônia legal. Entre todos os 124 municípios que formam a faixa de fronteira com outros países, apenas um não possuía antenas da Starlink até a publicação dos dados da Anatel.
Possibilitando avanços importantes, como a possibilidade de uso de cartões de crédito e débito e Pix em cidades que não tinham internet de alta velocidade, a internet via satélite do bilionário Elon Musk trouxe transformações positivas a cidades e comunidades distantes dos grandes centros.
Em janeiro deste ano, indígenas Yanomami instalaram uma antena Starlink que agora permite a comunicação em alta velocidade entre profissionais de postos de saúde e familiares de doentes em comunidades isoladas da Terra Indígena.
A Starlink revolucionou o mercado ao lançar uma enorme constelação de satélites que orbita o planeta em baixa altitude, tornando a velocidade de conexão entre os satélites e o solo mais rápida. Segundo dados da Celestrak, laboratório norte-americano que monitora satélites, a empresa lançou mais de 5 mil satélites desde sua criação.
-
Categoria
Notícias -
Cliques
3997 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários