Notícias | PAPAGOIABA

Preso em Itatiaia grupo que traficava mais de 100 animais silvestres
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil prenderam, na noite de sexta-feira, 16, quatro pessoas que transportavam mais de uma centena de animais silvestres no Km 293 da Rodovia Presidente Dutra (Via Dutra - BR-116), em Itatiaia, no Sul Fluminense.
Em dois veículos, os suspeitos flagrados transportavam quatro macacos, 25 canários, 25 coleiros, duas corujas, 25 tartarugas, três periquitos, três papagaios e mais 25 aves de espécies ainda não identificadas.
Os animais e os quatro presos, que são dois homens e duas mulheres, foram levados até a Delegacia de Polícia Judiciária de Porto Real, onde foram autuados por tráfico e maus tratos de animais silvestres.
Segundo a PRF, alguns desses animais serão soltos em seu habitat natural, e outros serão levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas, todos os anos são retirados das matas milhares de animais para movimentar esse mercado.
Além do sofrimento causado ao animal, o tráfico contribui para extinção de diversas espécies da fauna brasileira, impactando de forma irreversível no meio ambiente.
Uma das formas de coibir o tráfico de animais é através da denúncia. Nem todos os animais vendidos em feiras, por exemplo, são legalizados. É preciso estar atento à procedência do animal e se o seu comércio realmente respeita as normas impostas pelas autoridades. Caso contrário, além de não comprá-lo, é importante denunciar a atividade.
FOTO/reprodução
-
Categoria
Notícias -
Cliques
601 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários