Espaço Cultural | PAPAGOIABA
Personalidades do samba recebem Medalha de Mérito Cultural Alcione, no aniversário da artista
Comenda do Governo do Estado foi lançada em festa na Quadra da Mangueira, com presença da cantora. Artistas como Diogo Nogueira, Arlindinho, Marina Íris e Moacyr Luz foram premiados
A quadra da Estação Primeira de Mangueira foi palco de uma grande festa para comemorar os 75 anos da cantora Alcione. Em homenagem à Marrom, que é um dos símbolos do samba, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, entregou a Medalha de Mérito Cultural Alcione nesta segunda-feira, 21. A primeira edição do evento premiou dez categorias do samba.
“Estamos celebrando o Brasil, nossa cultura, nossa identidade e nossos ícones. Alcione é uma das figuras mais importantes da nossa música. O Rio todo celebra Alcione e festeja o samba, que é patrimônio imaterial e cultural do nosso estado”, comemora o governador Cláudio Castro.
Emocionada, a cantora Alcione agradeceu a homenagem.
“Estou muito feliz e grata. Quero muito agradecer ao governador Cláudio Castro pela honra desta homenagem. Obrigada por este momento, aqui na Mangueira, no meio do meu povo”, disse a aniversariante da noite.
Ao som de samba e da bateria da Mangueira e da Mangueira do Amanhã, que deram o tom da festa, a programação contou ainda com homenagens pelo Mês da Consciência Negra. A Medalha de Mérito Cultural Alcione é a primeira premiação em território fluminense voltada exclusivamente para o segmento.
Foram premiados artistas renomados, como Diogo Nogueira, Moacyr Luz, Marina Íris, Samara Líbano e Arlindinho, que ganhou como revelação. A categoria "produção cultural" também recebeu medalha, com um projeto de destaque em âmbito estadual e dentro da própria comunidade da Mangueira.
“Nada melhor do que valorizar algo tão cultural e que representa tão bem a nossa identidade e as nossas tradições. Queremos utilizar esse espaço para reconhecer a importância dos artistas, cantores, compositores, músicos e produtores culturais”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Conheça as categorias e os ganhadores:
Sambista: Nei Lopes
Revelação: Arlindinho Cruz
Cantora: Marina Íris
Cantor: Diogo Nogueira
Compositor: Moacyr Luz
Músico: Paulão 07 Cordas
Musicista: Samara Líbano
Produtor cultural: Wanderson Luna
Projeto destaque 2022: Terreiro de Crioulo
Melhor Projeto de Território: Museu do Samba
FOTO/divulgação
-
Categoria
Espaço Cultural -
Cliques
385 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários