Atualidades | PAPAGOIABA

Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira, 7 a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125, alcançando nove estados: Acre: 30 ampolas; Bahia: 90 ampolas; Ceará: 120 ampolas; Distrito Federal: 90 ampolas; Goiás: 75 ampolas; Mato Grosso do Sul: 60 ampolas; Pernambuco: 240 ampolas; Paraná: 360 ampolas; e Rio de Janeiro: 60 ampolas
As ampolas integram o estoque estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição e distribuição conforme a necessidade de estados e municípios. Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.
O Ministério da Saúde também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades do medicamento. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece a ser distribuído aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.
Nesta terça-feira, 7, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), lançou um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ e têm a finalidade de contribuir para ações de saúde e de segurança pública no combate às fraudes.
O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado.
FOTO/CAPA/reprodução
-
Categoria
Atualidades -
Cliques
952 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários