Notícias | PAPAGOIABA

Organização de Agricultura e Alimento das Nações Unidas classifica Rio Rural como exemplo de desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe
O programa Rio Rural, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi selecionado entre as iniciativas mais inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável da América Latina e Caribe, pela FAO (Organização de Agricultura e Alimento das Nações Unidas).
O Rio Rural já beneficiou quase 46 mil produtores familiares em 373 microbacias hidrográficas de 78 municípios fluminenses, com incentivos para a adoção de práticas sustentáveis, harmonizando a produção de alimentos e a recuperação ambiental.
A Organização de Agricultura e Alimento das Nações Unidas avaliou 242 iniciativas e destacou o programa do Governo do Rio como importante para o fortalecimento das comunidades rurais. O comitê de avaliação – formado por especialistas da FAO, do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura, do Fundo de Inovação Social do Chile e da Comissão Econômica da América Latina e Caribe – selecionou os 12 vencedores. “O programa Rio Rural tem mudado a vida de milhares de produtores familiares, com incentivos que garantem o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades atendidas” afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
Realizado em parceria com o Banco Mundial, o programa Rio Rural contempla agricultores com apoio técnico e financeiro na implantação de projetos econômicos nas diversas cadeias produtivas e ações ambientais com foco na gestão de recursos hídricos. Até o fim de 2018, a iniciativa terá investido um total de US$ 152 milhões em ações para a melhoria das práticas agrícolas.
As ações do programa são responsáveis pelo aumento da renda no campo e melhoria das práticas agrícolas e ambientais, entre elas: pastejo rotacionado, plantio direto, sistemas agroflorestais, ordenha mecânica e tanques de resfriamento para leite. Como contrapartida, os beneficiários realizam ações de conservação ambiental em seus sistemas de produção. Entre os principais projetos incentivados estão a proteção de 8.290 nascentes, recuperação de mata ciliar e áreas de recarga hídrica. As práticas produtivas sustentáveis implantadas já abrangem 1,5 milhão de hectares.
Exemplo de produção sustentável
O Programa Rio Rural é o principal incentivador dos investimentos no segmento de orgânicos. Os investimentos estimulam mudança nos processos produtivos, adequando-os de forma a tornar sustentável a exploração dos recursos naturais, e agregando valor ao produto tanto para o produtor como para o consumidor.
O Sítio Cultivar, fundado em 1991, foi um dos pioneiros na produção de orgânicos no estado. Em busca de qualidade de vida e de alimentos sem agrotóxicos, o casal Jovelina Fonseca e Luiz Paulo Ribeiro (FOTO/CAPA) deixou a cidade do Rio de Janeiro e foi morar na Região Serrana.
No início, familiares e amigos não acreditavam no empreendimento. Hoje, passados quase 30 anos, eles são a prova de que é possível produzir alimentos orgânicos sem agredir o meio ambiente. “Chegamos a plantar 40 espécies diferentes para ver o que era possível produzir sem fertilizantes químicos e agrotóxicos’, disse Jovelina.
Estradas da Produção
Além do Rio Rural, cerca de 356 mil produtores rurais fluminenses de todo o estado e suas famílias contam com o Programa Estradas da Produção, que já realizou serviços de recuperação e manutenção em 29.593 quilômetros de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção e melhorando o acesso da população do campo a escolas, postos de saúde e outros locais.
FOTO/divulgação
-
Categoria
Notícias -
Cliques
802 cliques
Inscrever-se
Denunciar
Meus comentários